Janja Lula da Silva é embaixadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

\



Urbs Magna – As ODS são 17 medidas e mais 169 metas que fazem parte da Agenda 2030, elaboradas pela ONU, para serem tomadas em ação global, objetivando a proteção do meio ambiente, a diminuição da pobreza e a melhora da qualidade de vida na sociedad

A Primeira-Dama do Brasil, a socióloga Rosângela Lula Silva, a Janja, participou, na terça-feira (23/7), do evento de apresentação do RNV (Relatório Nacional Voluntário), da Secretaria-Geral da Presidência da República, quando foi indicada pelo ministro-chefe da pasta, Márcio Macêdo, como a embaixadora dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nas redes sociais, Janja, afirmou os ODS são muito especiais para ela.

“Ao longo da minha carreira profissional atuei em muitas iniciativas para assegurar que as metas de transformação propostas na Agenda 2030 fossem alcançadas. Especialmente o ODS 5, da igualdade de gênero, mas também o ODS 10 de combate às desigualdades“, afirmou Janja, em sua conta oficial no X, referindo-se a duas de 17 medidas a serem tomadas em ação global, elaboradas pela ONU (Organização das Nações Unidas), para a proteção do meio ambiente, diminuição da pobreza e melhora da qualidade de vida na sociedade.

As medidas e mais 169 metas fazem parte da Agenda 2030 e foram propostas para guiar ações de empresas, governos e toda a sociedade civil, envolvendo prioridades, como a redução de desigualdades, foco no crescimento econômico inclusivo e nos padrões sustentáveis de produção.

Segundo Janja, “após 6 anos sem monitoramento, o Brasil foi novamente capaz de apresentar seu Relatório Nacional Voluntário às Nações Unidas e essa retomada é um marco essencial para acompanharmos de perto os avanços e desafios na implementação dos ODS no Brasil“.

A agora embaixadora parabenizou a Comissão Nacional dos ODS pelo empenho “em recolocar o Brasil no caminho certo para alcançar as metas“. Janja expressou seu desejo de que o Relatório e o trabalho da Comissão Nacional do ODS siga levando a todos para o “caminho certo“.

Por fim, Janja agradeceu o convite para ser Embaixadora dos ODS no Brasil e se dispôs a seguir “construindo, a muitas mãos, um Brasil e um mundo mais justo, solidário e sustentável“.

Na ONU, em setembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou se comprometendo a criar ainda um 18º objetivo, de igualdade social, para inclusão nos 17 ODS já existentes, objetivando incluir ainda o combate ao racismo nas ações prioritárias do governo no âmbito do desenvolvimento social. A A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que está à frente desse projeto, comentou a iniciativa.

O termo ODS foi cunhado pela em setembro de 2015, quando os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a chamada “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Por isso, geralmente os ODSs são relacionados à “Agenda 2030”, que se refere ao ano em que as metas definidas precisam ser atingidas, de modo a elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

As17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

01 Erradicação da pobreza
02 Fome zero e agricultura sustentável
03 Saúde e bem-estar
04 Educação de qualidade
05 Igualdade de gênero
06 Água limpa e saneamento
07 Energia limpa e acessível
08 Trabalho decente e crescimento econômico
09 Indústria, inovação e infraestrutura
10 Redução das desigualdades
11 Cidades e comunidades sustentáveis
12 Consumo e produção responsáveis
13 Ação contra a mudança global do clima
14 Vida na água
15 Vida terrestre
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 Parcerias e meios de implementação

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.