Aeroporto Salgado Filho abre em outubro operando de forma parcial


Fraport Brasil, empresa responsável pelo aeroporto de Porto Alegre, reafirmou que obras não passam por entraves



Secom –
Peças de desinformação estão repercutindo impedimentos por parte do Governo Federal à entrega do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou em caráter cautelar, no dia 23 de agosto, medida para a viabilização da reconstrução do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). A decisão prevê uma recomposição no valor de R$ 426 milhões em atendimento parcial de pedido apresentado pela Concessionária Fraport, para financiar a reconstrução do complexo aeroportuário, fortemente impactado pelo desastre ambiental ocorrido em maio no estado.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) é responsável pela anuência quanto à forma de reequilíbrio adotada pela Anac e, nesse caso, também para as providências necessárias em relação aos créditos extraordinários, que serão estabelecidos por meio de medida provisória.

Diante da grave situação que acometeu o Aeroporto Salgado Filho, o MPor considera que a medida cautelar tem uma importância fundamental para garantir a continuidade das operações aeroportuárias no principal ponto de conexão do Estado do Rio Grande do Sul com o mundo, garantindo integração aérea para a população.

Os valores serão repassados à concessionária de forma parcelada à medida que for comprovada a necessidade dos gastos para a reconstrução do aeroporto. Assim, durante o procedimento de revisão do contrato de concessão, feito pela Anac, poderá haver a confirmação ou ajustes desses valores.

No último dia 19 de agosto, os ministros da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e o do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, realizaram vistoria das obras de recuperação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre e reafirmaram a retomada de voos em 21 outubro. Em um primeiro momento, serão realizados 128 voos diários. Já as operações internacionais voltam até 16 dezembro, quando há a previsão para 100% da capacidade.

As obras de reabilitação do aeroporto de Porto Alegre avançam conforme o planejamento e cronograma apresentado ao Governo Federal. Segundo informações da concessionária do Aeroporto Salgado Filho, a Fraport Brasil, já foi finalizada a fresagem e repavimentação da taxilane (via que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) do Pátio 1 e da taxiway M4 (taxiway é o caminho que liga a pista com outras áreas do aeroporto), assim como a fresagem de 1.200m (de aproximadamente 2.300m que serão recuperados) da pista de pouso e decolagem e da taxiway F. Após o fim do trabalho de fresagem, será aplicada a pintura de ligação, elemento que promove a aderência entre a placa e as camadas de asfalto que virão na sequência para que se atinja a cota original de altura da pista.

Paralelo a este trabalho, está sendo construída uma usina de asfalto dentro do aeródromo para dar mais celeridade ao processo de recuperação. Devido à estrutura geotécnica do terreno, são necessários diferentes tipos de asfalto de forma a compor a extensão da pista de pouso e decolagem, taxilane e taxiways.

Desde julho, o Salgado Filho já opera embarques e desembarques nos balcões das empresas aéreas dentro do aeroporto. Desde então, os procedimentos de processamento de passageiros e controle de segurança passaram a ser realizados no sítio aeroportuário. Até outubro deste ano, os voos continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas, aberto em maio para operações comerciais.

A própria Fraport Brasil divulgou nota negando os impedimentos alegados pelas peças de desinformação. Segue abaixo a nota:

“A Fraport Brasil reforça que as obras de recuperação do Aeroporto Salgado Filho seguem avançando conforme cronograma já divulgado. No momento, está em andamento a Fase 2, com previsão de término para outubro. Atualmente os trabalhos estão concentrados na recuperação da pista de pousos e decolagens (PPD) e taxiways (vias de acesso entre pátio de aeronaves e pista). São mais de 700 trabalhadores em diferentes turnos de trabalho e mais de 150 máquinas e caminhões atuando nessa etapa da obra. O trabalho em conjunto entre Fraport Brasil e Governo Federal possibilitará a abertura parcial do aeroporto para voos a partir de 21 de outubro, conforme informações já divulgadas anteriormente pela concessionária. Não há qualquer entrave dos órgãos públicos quanto ao andamento da recuperação do aeroporto, que segue, com celeridade, o cronograma de obras estabelecido. A abertura completa do aeroporto está prevista para ocorrer em dezembro, incluindo a retomada de voos internacionais a partir do dia 16/12, conforme programação das companhias aéreas.”

A ANAC divulgou uma nota à imprensa que segue abaixo:

“Ao contrário do que informou a Revista Oeste na notícia “O governo Lula está boicotando o Aeroporto de Porto Alegre”, de 23 de agosto, não são verdadeiras as informações divulgadas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclarece que as obras necessárias para a reconstrução do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), estão em andamento e seguem o cronograma apresentado pelo Governo Federal, que prevê a retomada das operações no dia 21 de outubro.

Atualmente, o trabalho está na fase 2 do planejamento, com máquinas, caminhões e trabalhadores executando atividades em diferentes pontos do sítio aeroportuário. Já foi finalizada a fresagem e repavimentação da taxilane (via que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) do Pátio 1 e da Taxiway M4 (taxiway é o caminho que liga a pista com outras áreas do aeroporto), assim como a fresagem de 1.200m (de aproximadamente 2.300m que serão recuperados) da pista de pouso e decolagem e da Taxiway F. Esta semana está sendo realizada a fresagem da Taxiway D. Após o fim do trabalho de fresagem, será aplicada a pintura de ligação, elemento que promove a aderência entre a placa e as camadas de asfalto que virão na sequência para que se atinja a cota original de altura da pista.

Portanto, reiterando seu compromisso público com a veracidade das informações, a Anac refuta a informação divulgada erroneamente de que o aeroporto Salgado Filho estaria apto para a reabertura e retorno à operação.”

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.