Curtinhas

  1. Agência Caixa – Associações e cooperativas singulares de catadores de recicláveis têm até 15 de setembro para participar do Fundo Socioambiental. ​ A CAIXA prorrogou o prazo de inscrição de projetos que poderão receber recursos do Fundo Socioambiental (FSA). Sensível aos argumentos de representantes do setor, o banco também alterou o convite para permitir que as associações de catadores e catadoras possam apresentar propostas, antes limitado apenas às cooperativas. Os projetos podem ser apresentados até 15 de setembro. As orientações e condições para a inscrição podem ser consultadas no Convite 003/2024: NOVO CATAFORTE – Fortalecimento de Cooperativas Singulares de Catadores, disponível no site do Fundo Socioambiental CAIXA. As cooperativas e associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis podem inscrever projetos focados no diagnóstico, assessoria técnica especializada, infraestrutura e equipamentos. A CAIXA destinará R$ 25 milhões do seu Fundo Socioambiental para o programa de fortalecimento deste setor, que é tão importante para reduzir os danos ao meio ambiente. Embora a inclusão de associações possa parecer um detalhe técnico, na prática a decisão permite que mais iniciativas possam ser inscritas. Os projetos devem ter abrangência regional e ser executados em até 30 meses. Serão selecionadas iniciativas nas cinco regiões do País, em três eixos prioritários.

  2. Agência Caixa – A CAIXA anunciou, nesta quinta-feira (5), a adesão à Parceria para a Contabilidade Financeira do Carbono (PCAF), uma iniciativa que reúne instituições financeiras de todo o mundo. A colaboração permite avaliações e divulgações harmonizadas das emissões de gases com efeito de estufa financiadas por empréstimos e investimentos. Com mais de 500 instituições financeiras signatárias, em seis continentes, a PCAF está em rápida expansão na América do Norte, América Latina, Europa, África e Ásia-Pacífico. A implementação da metodologia da PCAF é bastante abrangente. Permite a identificação das emissões financiadas por meio da medição das emissões associadas a empréstimos e investimentos. Utiliza dados de alta qualidade, assegurando a precisão nas medições. Oferece transparência ao processo, dando publicidade às emissões financiadas. E oferece uma abordagem de controle operacional, ao reportar 100% das emissões próprias e financiadas de acordo com os escopos definidos na metodologia, em atendimento aos stakeholders.

  3. Agência Caixa – A CAIXA celebra, nesta quinta-feira (5), um acordo de cooperação técnica com o Sebrae para que microempreendedores individuais (MEI) realizem pequenos reparos nas agências. A parceria supre uma demanda do banco por maior agilidade e melhor custo-benefício na execução desses serviços e, concomitantemente, contribui para o fortalecimento do segmento e o desenvolvimento econômico regional. Para a CAIXA, a parceria oportuniza o crescimento de um segmento estratégico e promove a bancarização, a inclusão e o estímulo às ações de empreendedorismo desses microempreendedores individuais. Além disso, essa prestação de serviços nas agências diversifica o quadro de fornecedores do banco, gerando economia e agilidade na realização dos reparos. “Essa é mais uma ação da CAIXA com foco na geração de emprego e renda. Serão oportunidades para os empreendedores do país inteiro", disse o presidente da CAIXA, Carlos Vieira.

  4. Desacato – Censura exercida pela Globo será denunciada no 11° Congresso da Fepal. Maior monopólio da comunicação do Brasil se recusou sistematicamente a apresentar a posição da Fepal, em nome da comunidade brasileiro-palestina, enquanto dá amplo espaço aos propagandistas do genocídio.

  5. Uol – A taxa de desemprego dos EUA ficou quase estável em agosto: 4,2%, com a criação de 142 mil postos - abaixo dos 161 mil esperados pelos analistas, segundo o jornal Wall Street Journal. Antes do anúncio, um aumento do desemprego era visto pelos analistas como um fator que deveria levar o Fed a reduzir os juros em 0,5 ponto percentual no final do mês. Um resultado positivo aumentaria a chance de um corte menor, de 0,25 ponto percentual. A taxa de desemprego de julho, divulgada no mês passado, ficou em 4,3%. Naquele momento, o crescimento de 0,8 ponto percentual levou a um pânico nos mercados, assustados com o risco de uma recessão. Além do impacto nos mercados, o dado deve alimentar as discussões sobre a saúde da economia americana na campanha presidencial. De um lado, o campo de Kamala Harris tem argumentado que a economia vai bem e a inflação está caindo sem prejuízo do emprego. Do outro, a inflação pós-pandemia na gestão Biden é um dos principais pontos de ataque de Trump aos democratas.

  6. Brasil 247 – Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (6) aponta um empate triplo entre o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

  7. Agência Caxia – A CAIXA aderiu aos Princípios para a Responsabilidade Bancária (PRB), Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI). A partir de agora, o Banco terá acesso a um conjunto de ferramentas e conceitos que ajudarão a tornar a indústria bancária brasileira ainda mais sustentável.

  8. O PRB orienta os bancos quanto às formas de alinhar a estratégia e a prática dos negócios à visão que a sociedade estabeleceu para seu futuro, expressa nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Acordo Climático de Paris. Os bancos que assinam os Princípios se comprometem a ser ambiciosos em suas estratégias de sustentabilidade, trabalhando para integrar e incorporar os conceitos em todos os seus negócios, ao mesmo tempo em que lhes permitem permanecer na vanguarda das finanças sustentáveis. Os bancos signatários devem identificar e medir o impacto ambiental e social resultante de suas atividades de negócios. Também precisam estabelecer e implementar metas nos setores mais impactados e, periodicamente, prestar contas sobre o progresso das ações. Os Princípios fornecem uma estrutura para os bancos entenderem os riscos e aproveitarem as oportunidades decorrentes da transição para economias mais sustentáveis.

  9. O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo da Colômbia, da autorização para que o Brasil exporte grãos secos de destilaria, conhecidos como DDG ou DDGS, para aquele país. O insumo é uma fonte proteica e energética utilizada na produção de ração para ruminantes, suínos, aves, peixes e camarões. Os DDG/DDGS são gerados a partir da produção de etanol de milho na segunda safra. A plantação é feita na mesma área da safra principal, após a sua colheita e no mesmo ano agrícola. Assim, não demanda terra adicional para ser cultivada, o que resulta em melhor aproveitamento dos recursos naturais. Com esta nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança sua 105ª abertura neste ano, totalizando 183 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023. Esses resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

  10. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), celebrará na próxima segunda-feira (9), às 15h, um contrato com 20 Organizações da Sociedade Civil (OSC) para qualificar 15 mil trabalhadores em todo o país. Essa iniciativa faz parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), já executado pelos institutos federais, universidades federais e pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). As OSC foram selecionadas pelo edital de chamamento público nº 04/2024, de 10 de abril. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do MTE e contará com a participação do ministro Luiz Marinho.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.