Ministro Waldez Góes defende redução das desigualdades e consensos sobre mudanças climáticas
Nesta terça-feira (3/setembro), o ministro participou de seminário sobre federalismo climático no Brasil ao lado de autoridades do Executivo e Judiciário
MIDR – O compromisso com a redução das desigualdades e a criação de consensos voltados para a questão das mudanças climáticas foram defendidos pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, durante o “2º Seminário Desafios da Federação: caminhos para a construção do federalismo climático no Brasil”, realizado nesta terça-feira (3) no Palácio do Itamaraty. Participaram do evento autoridades do Executivo e Judiciário e especialistas.
“Reitero o compromisso integral do presidente Lula com o instituto democrático, o princípio federativo e o combate às desigualdades, que têm forte relação com a agenda climática. É difícil construir consensos sem o exercício constante da democracia”, ressaltou o ministro, reforçando o trabalho do Governo Federal para mitigar os riscos de desastres. "O presidente Lula não só retomou a agenda de prevenção e resposta a desastres naturais, como também os instrumentos de planejamento e financiamento para que, com a boa governança das políticas públicas, façamos melhor prevenção e mitigação de riscos à população", acrescentou.
Com foco nos desafios para o fortalecimento da coordenação federativa no combate às mudanças climáticas, o seminário apresentou os compromissos políticos da Resolução nº 3/2024 do Conselho da Federação. É a primeira vez na história da Federação Brasileira que os chefes do Executivo pactuaram uma ação coordenada entre os diferentes níveis de governo para enfrentar a mudança do clima.
Os quatro principais compromissos da resolução são: Colocar a mudança do clima no centro da agenda política e governamental;
Garantir a transversalidade da agenda de mudança do clima;
Institucionalizar a governança climática federativa e colaborativa;
Assegurar meios de implementação adequados para enfrentar a mudança do clima.
O evento foi promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República e realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Desastres no Brasil
De acordo com dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil, entre 1991 e 2024, o País registrou mais de 66 mil ocorrências relacionadas às condições climáticas, resultando em números significativos: mais de 9,6 milhões de pessoas desabrigadas e desalojadas, mais de 228,8 milhões de afetados, mais de R$ 131,5 bilhões em danos totais e mais de R$ 568,66 bilhões em prejuízos.Os dados evidenciam o tamanho dos desafios enfrentados pelo Brasil, principalmente com desastres relacionados ao clima, que representam cerca de 98% de todos os eventos registrados no País.
O ministro Waldez Góes destacou o compromisso do Governo Federal em dar respostas rápidas aos desastres. “Em 2023, assinamos 3.232 decretos de reconhecimento de situação de emergência e, em 2024, foram 2.700 até o momento. É desafiador o que estamos vivendo, seja por falta ou por excesso de água. E nos comprometemos a trazer respostas prontamente porque os eventos vão continuar”, concluiu.
Federalismo Climático
O federalismo climático se refere à necessidade de cooperação entre as diferentes esferas de governo para enfrentar as mudanças climáticas. Este modelo busca integrar políticas públicas e ações em todas as esferas governamentais, promovendo uma abordagem colaborativa que se concentra em dois eixos principais:
Mitigação:
Redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para combater o
aquecimento global e minimizar seus impactos.
Estratégias de mitigação incluem:
Redução do desmatamento;
Promoção de energias renováveis;
Eficiência energética;
Práticas de agropecuária de baixo carbono.
Eficiência energética;
Práticas de agropecuária de baixo carbono.
Adaptação:
Ajustes em sistemas naturais e humanos para lidar com os impactos das mudanças
climáticas, reduzindo vulnerabilidades e explorando oportunidades.
As principais medidas de adaptação incluem:
Gestão e redução do risco climático, priorizando medidas para enfrentar
desastres naturais recorrentes;
Integração de estratégias de mitigação e adaptação;
Promoção de soluções baseadas na natureza;
Participação social e cooperação internacional.
Integração de estratégias de mitigação e adaptação;
Promoção de soluções baseadas na natureza;
Participação social e cooperação internacional.
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