Operação Carro-Pipa: 26 anos levando água ao povo brasileiro

Atualmente, a Operação Carro-Pipa abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando
acesso à água potável para mais de 1,5 milhão de pessoas mensalmente. 


Coordenada pelo MIDR, a ação emergencial investiu, em 2024, cerca de R$ 500 milhões para garantir a execução. Neste ano, foram transportados 12 milhões de litros de água para municípios que sofrem com a escassez hídrica



MIDR
– A Operação Carro-Pipa (OCP) completa 26 anos nesta quinta-feira (26). Coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Exército Brasileiro, a OCP é uma ação emergencial do Governo Federal e tem como objetivo garantir  acesso à água potável por municípios que sofrem com a escassez hídrica, um problema recorrente nessa região do País.

De 2023 a 2024, mais de 500 municípios foram atendidos. Atualmente, a operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando acesso à água potável mensalmente para mais de 1,5 milhão de pessoas. Somente de janeiro a agosto deste ano, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 500 milhões para garantir a execução da OCP. No mesmo período, foram transportados 12 milhões de litros de água para essas comunidades, reforçando o papel da operação na mitigação dos efeitos da seca.


O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou a necessidade de garantir a segurança hídrica e a proteção em períodos climáticos críticos, além de destacar o papel do MIDR na política da água e a importância que o atual Governo dedica à infraestrutura e ao abastecimento.

“Água é vida e levar esse bem para quem carece é uma prioridade do presidente Lula. O Programa Água para Todos é um dos eixos do Novo PAC, que tem como objetivo o acesso sustentável à água de qualidade e em quantidade suficiente para consumo da população”, afirmou Waldez. "Para nós, do MIDR, cuidar da segurança hídrica do País é uma motivação a mais e buscamos, dia a dia, trabalhar para garantir que os brasileiros tenham condições de enfrentar os desafios hídricos e climáticos que se apresentam”, assegurou.

Inclusão do município na Operação Carro-Pipa

Para que a Operação Carro-Pipa seja implementada, é necessário que o município esteja localizado no semiárido brasileiro e com a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal. Após o reconhecimento, o município deverá solicitar a inclusão na OCP por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), anexando um ofício de solicitação e os documentos exigidos pelo artigo 9º da Portaria Interministerial nº 1, de 25 de julho de 2012.


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.