Ministério das Mulheres promove painel ‘G20 e as Mulheres’ sobre desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável durante a Cúpula do G20 Social

Atividade acontece no dia 15 de novembro, no Rio de Janeiro, com a presença da ministra Cida Gonçalves, Janja Lula da Silva, deputada federal Benedita da Silva, entre outras autoridades



Min. das Cidades – Como parte da inédita Cúpula do G20 Social, organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério das Mulheres promoverá o painel “G20 e as Mulheres: Desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável”. Esta atividade vai ocorrer no dia 15 de novembro, às 14h, no Espaço Kobra, no Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro (RJ). A atividade integra o maior evento de engajamento social já realizado na história do G20, com mais de 200 atividades organizadas pela sociedade civil.

O Painel contará com a presença de lideranças femininas e políticas como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil; a deputada federal Benedita da Silva e representantes selecionadas de Grupos de Trabalho e Grupos de Engajamento.

Mesa de Abertura

Cida Gonçalves – Ministra das Mulheres
Janja Lula da Silva – Primeira-dama do Brasil
Benedita da Silva – Deputada Federal

Painel 1
Maria Helena Guarezi – Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres
Ana Fontes – Presidente do W20 Brasil
Alessandra Nilo – Sherpa do C20 Brasil
Tatiane Rosito – Coordenadora da Trilha de Finanças do G20

Encerramento 
Maria Helena Guarezi – Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres
Foco na igualdade de gênero e empoderamento feminino

No painel, serão debatidos temas urgentes para o fortalecimento econômico das mulheres, com ênfase em como a igualdade de gênero é um pilar central para o desenvolvimento sustentável. Temas como a pobreza feminina, a desigualdade no mercado de trabalho e a participação das mulheres em áreas estratégicas serão discutidos, considerando o impacto significativo que as mulheres enfrentaram nos últimos anos com o aumento da pobreza e da desigualdade no Brasil.

O Ministério das Mulheres, ao liderar o Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres do G20, reafirma o compromisso com políticas que combatam essas desigualdades, centralizando a pauta da igualdade de gênero no contexto do G20.

Cúpula do G20 Social

A Cúpula do G20 Social ocorre de 14 a 16 de novembro no Rio de Janeiro e é uma iniciativa da presidência brasileira para ouvir as populações dos países do G20, trazendo representações da sociedade civil de todo o mundo para a construção conjunta de um documento final. Este documento, que incorpora as propostas discutidas ao longo de 2024, será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no último dia do evento. Os debates abordarão temas centrais propostos pelo Brasil ao G20: combate à fome e à desigualdade, mudanças climáticas e sustentabilidade, e reforma da governança global.

O credenciamento para a população em geral está aberto até o dia 12 de novembro e garante acesso a todos os espaços do G20 Social, incluindo Espaço Kobra, onde será realizado o Painel do Ministério das Mulheres, além do Armazém 2, Armazém 3, Armazém Utopia e Museu do Amanhã.

Como participar

O Ministério das Mulheres convida toda a imprensa, as organizações de mulheres e demais interessados para esse importante debate no dia 15 de novembro. As inscrições para o evento podem ser feitas no site: https://links.g20.org/InscrevaG20Social.

Confira a programação na íntegra, clicando aqui.
Acompanhe e participe da Cúpula do G20 Social.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.